Homilia – VI Domingo do Tempo Comum – ano A

Deuteronômio 30.15-20

Antífona: Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei
do Senhor. (Sl 119.1)

Salmo 119.1-8

I Epístola de São Paulo aos Coríntios 3.1-9

Aclamação do Evangelho: Simão Pedro respondeu a Jesus: Senhor, para quem iremos?
Tu tens as palavras da vida eterna. (Jo 6.68)

Evangelho de s. São Mateus 5.21-37

 

Uma proposta de vida ou morte:

A liturgia da Palavra deste Domingo é clara e objetiva. Deus fez ao homem uma proposta de vida ou morte. Para viver o homem precisa obedecer a Deus e isto somente. Não é tarefa das mais fáceis, mas Jesus Cristo já cumpriu a tarefa mais difícil de toda a nossa caminhada em direção ao Pai, ele morreu na cruz por nós, e morreu pois nós optamos pela proposta de morte. Esta consistem em desobedecer a Deus e viver segundo o nosso próprio entendimento, seguindo os caprichos do coração e enganando-nos a nós mesmos, mentindo para nós que obedecemos a Deus, quando na verdade queremos obedecê-lo a nossa maneira.

Jesus já pagou o preço pela nossa escolha de morte, ele já morreu em nosso lugar e comprou nossa liberdade, cabe a nós viver a proposta de vida que Deus colocou diante de nós. Obedecer requer atitude. Jesus demonstra isso quando exemplifica a atitude obediente à mutilação do corpo. Não é uma ordenança literal, mas serve para mostrar-nos o quão importante é posicionar-se contra o pecado e o mal que nos assola. Para viver a promessa de vida é preciso lutar contra o que nos impede de caminhar, lançar fora o que nos atrapalha de correr a corrida da vida cristã e chegar ao final, mesmo sem um braço ou uma perna, mas estar diante do Senhor. Padecer no caminho não é uma escolha é negar que alguém já padeceu por nós.

 

William de Almeida Santos

Homilia vem do grego e significa “conversa de pai para filho”, na igreja primitiva constituía-se em um pequeno sermão de caráter explicativo, exortativo e exegético, explicando as escrituras de forma curta e objetiva. Era o momento em que o ministro se aproximava da congregação e os instruía, como um pai faz ao filho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s